Vamos fazer nosso “PLANEJAMENTO”?

Olá amigos,

No post de hoje iremos abordar um apalavra que todos deveríamos adotam em nosso vocabulário diário.

 

PLANEJAMENTO:

Significado de Planejamento

substantivo masculino

Ação de preparar um trabalho, ou um objetivo, de forma sistemática; planificação.
Ação ou efeito de planejar, de elaborar um plano. Determinação das etapas, procedimentos ou meios que devem ser usados no desenvolvimento de um trabalho, festa, evento.

No meio corporativo esta palavra tem muito poder para qualquer ação, tudo, mas tudo tem que ser PLANEJADO, e você deve estar se perguntando, Por que PLANEJAR?

O PLANEJAMENTO não fará tudo dar certo, mas você  terá o mínimo de erro possível, e por que não dizer que em um PLANEJAMENTO você conseguira identificar se tal será viável, rentável e até mesmo ira identificar se irá dar continuidade ou não dar seguimento.

Certa vez eu fiz um planejamento de um curso para casais, escrevi como iria ser, onde iria ministrar, quais os custos. Por fim com todo o PROJETO pronto cheguei a conclusão que tudo estava “errado” e que daquela forma não iria conseguir dar continuidade em meu projeto. O que fiz? “Rasguei” tudo joguei no lixo. Isso mesmo 29 páginas de projeto jogada no lixo, projeto que demorou 2 meses para concluir. Fiz isso porque notei que o projeto no meio tomou um foco diferente e o público que iria atingir não era o mesmo que estava no projeto, o custo ficou alto e fora dos padrões daquela realidade. Recomecei um novo de uma forma diferente mas tinha um detalhe, como já havia estudo tudo ficou mais fácil e em 10 dias estava com um novo projeto em mão para aplica-lo.

Muitas das vezes ficamos meses fazendo um planejamento e ter que jogar fora no final é complicado, mas é melhor você fazer isso, do que ACHAR que vai dar certo, mas ele já te deu indicio que no final ele ira de água abaixo e você perderá tempo e dinheiro. Quem nunca “jogou” dinheiro fora por não planejar?

O planejamento no meio corporativo é muito importante para o crescimento da empresa e o seu pessoal. As vezes pensamos “há planejei tanto e agora vou dizer para meu CHEFE que não vai dar certo”. É difícil, mas é melhor você dizer do que fazer uma bobagem e “jogar” dinheiro pelo ralo e detalhe comprometer seu emprego.

Um exemplo muito simples para um planejamento é. Todos sem exceção, já participou de uma reunião e tenho certeza que muito aqui já entraram em uma reunião sem saber de nada e saiu “2’ vezes sem saber, não é? E muitas vezes você não sabe qual o teor da reunião, não é? E as vezes patinam, patinam a reunião fica sem pé e sem cabeça e você pergunta para seu colega “ele está querendo o quê”, não é? Então provavelmente aquela pessoa ou chefe, não planejou aquela reunião e acaba se perdendo no meio da reunião NÂO focando no assunto ou NÂO sabendo responder as dúvidas dos participantes. Eu chamo de “vamos para uma reunião para marcar outra reunião”. É uma reunião sem sentido nenhum, somente para “perdermos” nosso tempo e ocupar os dos outros e no final ninguém produz nada.

Outro exemplo. Você já deve ter viajado com sua família ou amigos para um lugar desconhecido e quando chega lá não sabe para onde ir, ai fica sem saber o que fazer.

Não se acanhe, com certeza você já passou por 1 dessas situações citadas acima, confesso que já passei pelas 2 e já apanhei muito, hoje tenho mais cautela e planejo para não passar “vergonha”.

Aqui fica dica para que possamos nos atentar, PLANEJAR não é ser o certinho, o aplicado ou o chato. PLANEJAR é ser cauteloso em suas decisões o qual podem te levar a GLÓRIA ou a DERROTA.

Lembro-lhes que não é por que fez um PLANEJAMENTO os negócios iram dar certo, pelo contrário. Após a aprovação de seu próprio PLANEJAMENTO, ela terá que passar por ajustes constantes para ser igual ou melhor que seu concorrente. PLANEJAR é o alicerce de qualquer decisão. Podemos fazer varias conotações de frases conhecida como

(Lei de Newton) –  “toda ação há sempre uma reação

(Clarice Lispector) – “Enquanto eu tiver perguntas e não houver resposta continuarei a escrever. ”  

Uma frase que acho muito bacana é a da “Clarice Lispector”, ela deixa muito claro.

Então rabisque, escreva, reescreva e reescreva novamente, enquanto está escrevendo, dúvidas surgiram e ao terminar faça os devidos ajustes.

Se gostou do Post, deixe seu JOINHA, COMENTE para que tenhamos matéria para produzirmos mais matéria, COMPARTILHE tenho certeza que alguém de sua rede deverá gosta.

#gilmarjustino

Deixe um comentário

4 × um =