Delegar, Pedir e Mandar

Olá caro leitor, tudo bem com você? Espero que sim!

Hoje iremos falar um pouco dessas 3 palavras (DELEGAR, PEDIR e MANDAR) que causam “discórdia” entre alguns colaboradores.

Alguns chefes não sabem a diferença entre essas palavras a única coisa que ele sabe é “eu sou o chefe”, então vamos lá comentar.

DELEGAR

Delegar ao para uma pessoa ou uma equipe é deixar a responsabilidade em cima daquele colaborador, claro que tal trabalho tem que ser supervisionado pelo chefe para saber como está o andamento ou até mesmo dar uma opinião sobre tal. O chefe tem que entender que ele só irá exigir resultados é claro que ele tem que saber de que forma ele chegou naquele resultado, mas, em alguns casos não questionar o caminho, à não ser que o caminho seja inviável para a corporação (denigrir a imagem, custo exorbitante e etc….). O trabalho foi delegado, então o chefe não tem que se preocupar com aquilo e sim exigir somente resultado.

POR QUE DELEGAR?

Quando o chefe delega algo para um colaborador, ele está “esvaziando” sua mesa e apostando no colaborador e sabe que ele(a)  é capaz de conduzir tal trabalho ou projeto.

POSITIVIDADE: Seu chefe acredita em você, por isso agarre essa oportunidade e dê o melhor de você, para ganhar credibilidade.

PEDIR

Pedir é um ato de mostrar para seu colaborador que precisa da ajuda dele, e que a ajuda deste é imprescindível para o andamento daquele processo. Sendo assim você será co-autor de tal, para isso sempre verifique com seu chefe se está correto e se está indo no caminho certo com o projeto que ele(a)  iniciou, lembrando que você está ajudando ele em algum projeto e não você é autor deste

POR QUE PEDIR?

Quando o “fardo” é grande precisamos da ajuda de todos, seja ela para apertar um botão ou levantar uma parece como diz: “toda ajuda é bem-vinda”.

POSITIVIDADE: ao pedir para um colaborador um ajuda, você não somente esta ajudando a si mesmo como ao seiu colega de trabalho. Tal projeto que você pensou e esta colocando em pratica, sairá mais completo do que você imaginava, como diz o ditado “2 cabeças, pensam melhor que 1”.

MANDAR

A palavra mandar soa pesado, não é? Eu particularmente a não somente em casos extremos onde a educação já não está cabendo, aí sim temos que usar de autoridade para tal projeto saia.

Muito chefes utilizam desse linguajar para intimidar seus colaboradores, mas isso muitas das vezes não se saem bem. Isso pode ocasionar diversas problemas dos quais.

Raiva;

Ira;

Discussão….

Podemos dizer em até problemas PSICOLOGICOS aos colaboradores. Isso mesmo, eu já vi casos de colaboradores quando o chefe fala com ele(a) ele “sai” correndo para o banheiro e chora, volta com seus olhos vermelho de tanto chorar. Esta situação com este colaborador começa a cair em depressão, por ser “humilhação” perante seus colegas de trabalho.

Quando o chefe é muito “mandão” eu defino as seguintes situações:

1. MEDO

2. INSEGURANÇA;

Ele tem MEDO de alguém tomar seu lugar, pois creio eu que não tem capacidade de controlar seus colaboradores, então gritando e rebaixando o colaborador o fará o “melhor”.

Podemos também dizer que ele é INSEGURO com seus conhecimentos, muitas das vezes o “chefe” é promovido ou colocado em um cargo que não lhe compete (conhecimento), e ele sabe que se não mostrar medo (respeito) com seus colaboradores eles irão passar por cima dela e assumir seu lugar.

Então caros leitores, estes são meus comentários referente a tais.

Eu tenho uma frase que uso o qual é.

Ao pedir algo a seu colaborador, saiba como fazer

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#gilmarjustino